Região Bordeaux

Vinhos franceses biodinâmicos, naturais e biológicos - regiões de vinho

Diga o que quiser, o simples mencionar deste nome “Bordeaux” já provoca certa aura de respeito. Castelos, tradições, críticos famosos e garrafas milionárias. Sim, Bordeaux pode chegar até a assustar os mais variados apreciadores de vinhos. É possível concluir que isto faz inclusive parte da estratégia de posicionamento da região. Existe, porém, um algo mais ali. Pequenas jóias escondidas. Uma corrente quase sorrateira serpenteando os grandes châteaux. Surpreendentemente, paralelo a alguns dos rótulos mais caros do planeta, temos talvez o melhor custo-benefício para vinhos na França!

Bordeaux possui a maior porcentagem de grandes propriedades viti-vinícolas e é a região número um em volume de vinhos AOC da França! Contudo, paralelamente à fama, descortinamos uma “nova” Bordeaux. Regiões fora do eixo de classificações históricas e celebridades, pequenos produtores com consciência ambiental aflorada, um olhar diferente e mais íntimo da terra.

Possui a vantagem de contar com um clima de temperaturas moderadamente amenas. Seus vinhos tendem a carregar menos na fruta e mais em aromas herbáceos e originários da vinificação. Ao longo dos séculos, produtores aprenderam o potencial de cada solo, em cada micro-região, e masterizaram a arte da assemblage, arte esta tão copiada ao redor do globo como o chamado “corte bordalês”.

Um fenômeno desta região, que ainda hoje surpreende a comunidade do vinho é que alguns grandes Bordeaux mantém-se em grande forma mesmo após 100 anos de amadurecimento. Como vinhos que não possuem mais do que 12 graus de teor alcoólico podem sobreviver saudáveis durante um século? Provavelmente isto continuará sendo um entre os vários segredos desta fascinante região.

Vinhos bio da França - mapa das regiões franceses

Buscar